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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Alisson Castro do | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-23T20:10:05Z | - |
dc.date.available | 2015-02-23T20:10:05Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 540. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6773 | - |
dc.description | NASCIMENTO, A. C. do. Aprendizagem cooperativo-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, as instituições de Ensino Superior utilizam o modelo de aula expositivodialogada, no qual o discente assume o papel de sujeito passivo no processo de ensinoaprendizagem. Por sua vez, as aulas práticas, quando ocorrem, endossam o tradicionalismo, transformando o ambiente diferenciado em um espaço convencional e rotineiro, cuja essência encontra-se baseada em receitas. Tal dinâmica é recorrente também para o ensino de Cinética Química. Este trabalho, utilizando-se de uma pedagogia diferenciada, visa contribuir com o processo de aprendizagem, tornando a docência universitária um objeto de observações, de reflexões e análises, bem como apresentar a metodologia cooperativo-colaborativa como uma alternativa aceitável para o ensino de cinética química nas universidades. Essa metodologia baseia-se na interação face a face, interdependência positiva, responsabilidade individual e onde as habilidades sociais são valorizadas, sendo utilizada como uma didática que destoa do rotineiro. Além disso, tem impacto determinante na construção do conhecimento, visto que envolve níveis de cognição mais elaborados do que os envolvidos na ação individual de aprendizagem. A maioria dos alunos, cerca de 80%, concorda que as atividades e práticas docentes, organizadas de maneira cooperativo-colaborativa, facilitou a aprendizagem e possibilitou a construção do conhecimento de forma coletiva. Declarações do tipo “Gostei de aprender cinética química porque foi ensinado de modo diferente” vêm corroborar com os resultados obtidos mediante o inquérito realizado após o termino das atividades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativo-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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