Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6774
Título: Análise do uso de óleo fitoterápico no tratamento de radiodermatites
Autor(es): Assunção, Iana Luísa Melo de
Palavras-chave: Radioterapia
Fitoterapia
Radiodermatite
Plantas medicinais
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Sendo a importância do uso de produtos naturais e seus derivados, reconhecida em pesquisa farmacológica, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares veio com o objetivo de criação de novas abordagens terapêuticas. Já em 2010, a RDC Nº 10 de 9 de março relaciona drogas vegetais isentas de prescrição médica ao consumidor final, com efetividade amparada no uso tradicional e na revisão de dados e literatura. Tal medida veio ajudar a aquisição e distribuição de medicamentos, que hoje encontram-se de difícil acesso devido à obstáculos relacionados aos custos, sendo importante a promoção de ações em saúde que levem recursos e informação a populações carentes. O estudo teve como objetivo analisar o uso de um óleo à base de plantas medicinais descritas na RDC Nº 10 de 9 de março de 2010/ANVISA aos pacientes em tratamento radioterápico na ala oncológica do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba - FAP, no município de Campina Grande, no estado da Paraíba. O trabalho foi iniciado pelo cadastramento dos pacientes em tratamento radioterápico, seguido pela distribuição dos óleos fitoterápicos obtidos na Farmácia escola da Universidade Estadual da Paraíba durante a execução do projeto de Extensão “Plantas Medicinais: Oficia de remédios/ RDC nº 10, 9 de Março de 2010/ANVISA”, à partir da obtenção de um digesto à base de plantas medicinais (camomila, calêndula e alecrim-pimenta) em óleo de amêndoas. Participaram desta pesquisa, 26 pacientes e independente de qualquer fator, nenhum dos pacientes em uso do óleo relatou alterações dermatológicas no local do tratamento, levando a crer que o efeito do óleo sob as lesões previniu 100% das mesmas.
Descrição: ASSUNÇÃO, I. L. M. de. Análise do uso de óleo fitoterápico no tratamento de radiodermatites. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6774
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iana Luísa Melo de Assunção.pdfIana Luísa Melo de Assunção722.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.