Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6775
Título: Utilização do mandacaru (Cereus jamacaru) como biomassa adsorvente de gasolina presente em corpos d'água
Autor(es): Costa, Katiane Judy Batista da
Palavras-chave: Adsorção
Mandacaru
Gasolina
Tratamento de efluente
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A adsorção é um processo importante na purificação de efluentes líquidos contaminados com derivados do petróleo. Esse trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade adsortiva da biomassa mandacaru de dois estados do Brasil (RN e PB) frente ao contaminante gasolina básica. Foi realizada a caracterização do mandacaru na forma de pó e o estudo da interação do contaminante com o adsorvente, por meio da obtenção das curvas cinéticas e de equilíbrio. A cinética de adsorção teve início após 5 minutos do contato mandacaru/gasolina. As isotermas de equilíbrio apresentaram tendência à forma côncava indicando que são favoráveis ao processo de adsorção, possibilitando alta capacidade de remoção de gasolina mesmo em condições de baixa concentração. A quantidade máxima de gasolina adsorvida em mandacaru foi de aproximadamente 7 gramas por grama de adsorvente para a biomassa proveniente do RN e 6 gramas por grama de adsorvente para o mandacaru proveniente da PB.
Descrição: COSTA, K. J. B. da. Utilização do mandacaru (Cereus jamacaru) como biomassa adsorvente de gasolina presente em corpos d'água. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6775
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiane Judy Batista da Costa.pdfKatiane Judy Batista da Costa788.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.