Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Graciele Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-23T20:10:47Z | - |
dc.date.available | 2015-02-23T20:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 540. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6776 | - |
dc.description | SILVA, G. G. da. Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O livro didático tem uma grande influência no sistema educacional brasileiro. Ainda hoje é umdos recursos mais utilizados em sala de aula, na maioria das vezes o único. Por isso sua escolha deve ser feita de forma crítica, observando osdiferentes aspectos que possam caracterizar a sua abordagem didática.Entre esses aspectos encontram-seas atividades experimentais, que é de grande importância para a absorção dos conteúdos de forma pratica e dinâmica, onde a partir dos experimentos podemos demonstrar aos alunos os fenômenos, propondo possíveis explicaçõescientíficas e assim fazer com que o alunado participe da aula através de um ensino numa perspectiva problematizadora. Nesse contexto o presente trabalho de pesquisatraz um diagnostico de como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam as atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica. Utilizou-se para esta análise,os critérios de seleção descritos no trabalho de Santos (2006) procurando identificar o livro mais adequado que possa se enquadrar nas perspectivas do ensino de química em relação ao trabalho com atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica na educação básica. Os resultados demonstraram que dentre os livros analisados apenas dois livros apresentaram experimentos para o conteúdo analisado. Entre esses dois livros, apenas um apresenta uma visão adequada frente ao papel e objetivos das atividades experimentais no Ensino de Química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Graciele Gomes da Silva.pdf | Graciele Gomes da Silva | 2.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.