Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Graciele Gomes da-
dc.date.accessioned2015-02-23T20:10:47Z-
dc.date.available2015-02-23T20:10:47Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.otherCDD 540. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6776-
dc.descriptionSILVA, G. G. da. Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO livro didático tem uma grande influência no sistema educacional brasileiro. Ainda hoje é umdos recursos mais utilizados em sala de aula, na maioria das vezes o único. Por isso sua escolha deve ser feita de forma crítica, observando osdiferentes aspectos que possam caracterizar a sua abordagem didática.Entre esses aspectos encontram-seas atividades experimentais, que é de grande importância para a absorção dos conteúdos de forma pratica e dinâmica, onde a partir dos experimentos podemos demonstrar aos alunos os fenômenos, propondo possíveis explicaçõescientíficas e assim fazer com que o alunado participe da aula através de um ensino numa perspectiva problematizadora. Nesse contexto o presente trabalho de pesquisatraz um diagnostico de como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam as atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica. Utilizou-se para esta análise,os critérios de seleção descritos no trabalho de Santos (2006) procurando identificar o livro mais adequado que possa se enquadrar nas perspectivas do ensino de química em relação ao trabalho com atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica na educação básica. Os resultados demonstraram que dentre os livros analisados apenas dois livros apresentaram experimentos para o conteúdo analisado. Entre esses dois livros, apenas um apresenta uma visão adequada frente ao papel e objetivos das atividades experimentais no Ensino de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleDiagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Graciele Gomes da Silva.pdfGraciele Gomes da Silva2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.