Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6777
Título: Avaliação do uso de um óleo à base de camomila, aplicado na UTI neonatal de um hospital filantrópico em Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, José Ewayr Mariano de
Palavras-chave: Fitoterapia
Assaduras
Matricaria recutita
Camomila
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A utilização das plantas medicinais está aumentando cada vez mais graças às pesquisas científicas que comprovam seus efeitos, seu baixo custo e a sua relativa segurança. O consumo de fitoterápicos tem crescido com o passar dos anos e isso pode ser associado ao fato de que as pessoas estão questionando os perigos do uso abusivo e irracional de medicamentos industrializados, substituindo-os por plantas medicinais, que por apresentarem ação terapêutica comprovada favorecem essa situação. A dermatite da área da fralda irritativa primária é popularmente conhecida como intertrigo ou assadura. Consiste em uma dermatite de contato por irritante primário na região da fralda, acometendo mais de 50% dos bebês, sendo frequentemente associado ao aparecimento de infecção secundária por Candida albicans. A Matricaria recutita (Camomila), é uma planta herbácea, anual e aromática com propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, tricomonicida, ansiolítica e sedativa, a qual, por estar elencada na Portaria Nº10/ANVISA, foi preparada seguindo as regras descritas na Farmacopeia Brasileira - 2ª Edição. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de um óleo a base de camomila, que foi utilizado na UTI Neonatal do Hospital Filantrópico Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) em Campina Grande – PB entre os meses de abril e setembro de 2014. Foram obtidos resultados positivos, comprovados pela eficácia no público alvo. Não houve nenhuma associação com outros medicamentos para tratar o intertrigo, sendo perceptíveis os efeitos benéficos em todos os pacientes que fizeram a sua utilização, visto que os casos estudados não sofreram nenhum tipo de interferências, sejam elas por parte dos profissionais de saúde, responsáveis pelos pacientes ou efeitos adversos resultantes do uso do óleo de camomila.
Descrição: ARAÚJO, J. E. M. de. Avaliação do uso de um óleo à base de camomila, aplicado na UTI neonatal de um hospital filantrópico em Campina Grande - PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6777
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ewayr Mariano de Araújo.pdfJosé Ewayr Mariano de Araújo323.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.