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dc.contributor.authorSilva, Aline Nascimento-
dc.date.accessioned2015-02-23T20:12:11Z-
dc.date.available2015-02-23T20:12:11Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.otherCDD 370. 15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6778-
dc.descriptionSILVA, A. N. Reflexões teóricas sobre concepções e práticas frente à queixa escolar. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA queixa escolar se constitui como uma relevante temática e tem sido foco de debate entre os estudiosos da educação, uma vez que este fenômeno pode gerar repercussões diretas e indiretas para a vida das crianças e adolescentes encaminhados. Observa-se que os problemas de escolarização estão sendo deslocados para o âmbito da anormalidade, de modo que, os serviços públicos de saúde mental vêm absorvendo cada vez mais encaminhamentos de estudantes, identificados no ambiente escolar como possíveis “portadores” de distúrbios de aprendizagem, “alunos-problemas”, entre outras diversas rotulações, tornando-se frequente o processo de patologização e psicologização da queixa escolar, onde as dificuldades pedagógicas são transformadas em doenças, desconsiderando as questões escolares e as dimensões sociais e políticas implicadas na produção desta demanda. Assim, este estudo tratase de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo apresentar e refletir sobre as concepções e práticas que permeiam o fenômeno da queixa escolar. Nesse sentido, a análise da literatura investigada evidenciou inúmeros avanços teóricos no que se refere à compreensão da queixa escolar, entretanto, demonstrou que a prática desenvolvida pelos psicólogos frente a essa demanda nos serviços públicos de saúde mental, não tem acompanhado o mesmo ritmo, visto que, muitos ainda se fundamentam no modelo clínico de atendimento, eximindo o papel da instituição escolar na produção e solução das dificuldades de escolarização. Diante dessas considerações, é imprescindível que os profissionais envolvidos com essa demanda possam refletir sobre suas práticas, tendo em vista buscar novas estratégias para o enfrentamento do fracasso escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Andréa Xavier de Albuquerque de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleReflexões teóricas sobre concepções e práticas frente à queixa escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

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