Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6783
Título: Desempenho agronômico do amendoim cv. BR1 submetido a diferentes níveis de salinidade sem e com aplicação de biofertilizante
Autor(es): Alves, Lunara de Sousa
Palavras-chave: Arachis hypogaea
Salinidade
Agricultura orgânica
Data do documento: 24-Fev-2015
Resumo: Em nível mundial o amendoim (Arachis hypogeae L.) se destaca como uma das oleaginosas mais cultivadas, ocupando 4o lugar no mercado mundial de grãos. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito do uso de água com diferentes concentrações salinas com e sem biofertilizante no crescimento e produção de fitomassa do amendoim. Esse projeto foi instalado em condição de casa de vegetação da Universidade Estadual da Paraíba – Campus IV, no município de Catolé do Rocha – PB. A variedade do amendoim utilizado no experimento foi o BR1. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado, num esquema fatorial 4 x 2 com quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. Os tratamentos foram compostos a partir da combinação do fator condutividade elétrica da água de irrigação (CEa) (S1 = 0,8; S2 = 1,5; S3 = 3; e S4 = 4,5 dS m-1) preparados mediante adição de cloreto de sódio (NaCl) à água da irrigação sem e com aplicação de biofertilizante liquido. Os efeitos dos diferentes tratamentos foram avaliados mediante variáveis de crescimento e produção de massa verde e seca do amendoim. Pode-se constatar para a maioria das variáveis analisadas que os níveis de salinidade influenciaram de forma significativa, resultando em decréscimos expressivos tanto para as variáveis de crescimento quanto para a produção de massa verde e seca, onde os menores valores alcançados foram com os níveis de 3 e 4,5 dS m-1. Já em relação sem e com aplicação de biofertilizante, nota-se que para o crescimento, apenas a altura da planta e número de folhas foram influenciados, já para a produção de massa tanto verde quanto seca das folhas, caule, parte aérea e total das plantas de amendoim, apesar de não terem sido influenciadas significativamente, notou-se que com a aplicação de biofertilizante os resultados foram maiores.
Descrição: ALVES, L. S. Desempenho agronômico do amendoim cv. BR1 submetido a diferentes níveis de salinidade sem e com aplicação de biofertilizante. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6783
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lunara de Sousa Alves.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.