Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6784
Título: Perfil dos apicultores do município de Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Azevedo, Adriano Gomes de
Palavras-chave: Apis melífera
Produtores.
Questionários.
Data do documento: 24-Fev-2015
Resumo: Objetivou-se com este trabalho, caracterizar a apicultura em um modo geral nomunicípio de Catolé do Rocha PB, localizado no sertão do Estado. O período do trabalho foi de 09 de Dezembro de 2011 a 06 de Abril de 2012, com entrevistas diretas aos produtores, questionários, observando-se os seguintes parâmetros: espécie de abelha produzida, distribuição etária, estado civil, tamanho da família, associativismo, acesso ao crédito, mão-de-obra utilizada, atividades exploradas, objetivo da criação, tempo de atividade (anos), colmeias por apiário, quantidades de colmeias, tipos de colmeias, casa do mel, substituição da cera dos ninhos, controle de enxameação, alimentação artificial, recuperação da colônia órfã, união de enxames, anotação de floradas, cronograma de manejo, mercado dos produtos, registro de inspeção, formas de embalagem do mel, formas de vendas e pasto apícola. A análise estatística foi descritiva. Os gráficos foram confeccionados pelo software EXCEL. Pode-se concluir que os apicultores entrevistados, apesar da longa experiência, de estarem associados às cooperativas de fazerem controle de pragas precisam além de incentivo do governo, de serem mais organizados quanto à produção de mel e quando feitas as devidas correções desses empecilhos, o produtor poderá usufruir dessa produção, maximizando-ae tornando-a lucrativa e sustentável.
Descrição: AZEVEDO, A. G. de. Perfil dos apicultores do município de Catolé do Rocha - PB. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6784
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Gomes de Azevedo.pdf6.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.