Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6790
Título: Análise da administração do capital de giro a partir de indicadores financeiros: caso Itautec S/A
Autor(es): Silva, Andreza Cristina Sousa
Palavras-chave: Administração financeira
Capital de giro
Balanço patrimonial
Indicadores financeiros
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: As organizações são compostas por um sistema integrado de partes que trabalham de modo a alcançar os objetivos de lucro e retenção de clientes. A administração financeira aliada à economia e à contabilidade busca fornecer as ferramentas aos administradores a fim de que esses objetivos sejam alcançados. Administrar o capital de giro de uma organização é fundamental para a saúde financeira da empresa, sendo ele o recurso que possibilita financiar os processos operacionais da empresa, de modo a garantir sua continuidade. Dentro do universo do capital de giro existem algumas variáveis com as quais os administradores devem estar atentos, que perpassa a administração dos estoques, de duplicatas a receber, administração de contas a pagar e administração dos disponíveis. Essas são as principais contas de curto prazo que compõem o capital de giro com as quais o administrador financeiro tem mais contato no momento de gerenciar. Para todas essas contas existem as técnicas e ferramentas para se avaliar o desempenho de cada uma delas individualmente, através dos cálculos de prazos e giros de estoques, de duplicatas e contas a pagar; na avaliação de retornos sobre os ativos e patrimônios líquidos; indicadores de desempenho e solvência da empresa. Este trabalho teve como objetivo principal através de todas essas ferramentas avaliar a situação econômico-financeiro da empresa Itautec S/A a partir dos balanços patrimoniais dos últimos quatro anos da empresa que fornecem as informações para alimentar os indicadores e as ferramentas gerenciais de desempenho, utilizando autores renomados na área como base teórica para o estudo.
Descrição: SILVA, A. C. S. Análise da administração do capital de giro a partir de indicadores financeiros: caso Itautec S/A. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6790
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Cristina Sousa Silva.pdfAndreza Cristina Sousa Silva846.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.