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dc.contributor.authorPequeno, Maria de Fátima Barbosa-
dc.date.accessioned2015-02-25T13:32:17Z-
dc.date.available2015-02-25T13:32:17Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.otherCDD 658.151 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6795-
dc.descriptionPEQUENO, M. de F. B. Formação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibano. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractDiante de um mercado altamente competitivo, a formação do preço de venda representa uma das mais complexas atividades econômicas, e, portanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas comerciais, pois uma correta precificação depende de diversos fatores internos e externos que influenciam sobre o preço de venda. Desta forma, o objetivo deste estudo consiste em verificar a formação de preços das empresas de material de construção do brejo paraibano. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo, que consistiu em reunir informações através de um questionário distribuído para 32 empresas de material de construção do brejo paraibano. Com base nas informações obtidas na pesquisa, foi possível verificar semelhanças com estudos anteriores, pois as práticas de precificação indicaram a utilização do custo como base no processo de formação de preço de venda, combinando-os com o mercado. Os resultados apontam também que, a margem de lucro estabelecida pela maioria dessas empresas é suficiente para gerar lucros operacionais. Eao visualizar a política de preço utilizada, observa-se que, o principal objetivo das empresas pesquisadas é a maximização do lucro, por meio de um preço competitivo, observando a demanda com base no clientept_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Elinilton Cruz de Menezespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do preço de vendapt_BR
dc.subjectEmpresas comerciaispt_BR
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.titleFormação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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