Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/680
Título: Estudo taxonômico de Passifloraceae s.str. Juss ex Roussel no estado da Paraíba
Autor(es): Costa, Elainne Cristina Silva
Palavras-chave: Taxonomia
Botânica
Flora paraibana
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O estado da Paraíba está localizado na porção oriental do Nordeste do Brasil e ocupa uma área de 56.469 Km² representando um dos menores estados brasileiros. Do ponto de vista vegetacional, apresenta desde formações florestais, onde se destaca a mata úmida, até o complexo das Caatingas. A família Passifloraceae s.str. é predominantemente tropical e subtropical, englobando aproximadamente 20 gêneros e 650 espécies. Atualmente pertence à Ordem Malpighiales apresentando-se morfologicamente relacionada às famílias Turneraceae e Malesherbiaceae por compartilharem características como glândulas foliares, transmissão biparental ou parental de plastídeos e presença de corona. Suas espécies são facilmente reconhecidas, inclusive em campo, por serem lianas ou trepadeiras herbáceas com gavinhas. Em relação ao número de gêneros da família no Brasil ainda há controvérsias entre os autores, contudo trabalhos recentes admitem quatro gêneros para o país: Ancistrothyrsus Harms, Dilkea Mast., Mitostemma Mast. e Passiflora L. Este trabalho compreende o levantamento taxonômico de Passifloraceae para o estado da Paraíba. O estudo foi conduzido de acordo com os métodos usuais em taxonomia vegetal. Foram realizadas excursões para coleta e observações ‘in loco’ em municípios da Paraíba e analisadas exsicatas depositadas nos acervos dos herbários do Estado: EAN e JPB, além de herbários pernambucanos: HST, IPA e PEUFR. As análises morfológicas dos táxons foram feitas no Laboratório de Botânica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em Campina Grande, PB, Brasil. Na área de estudo foram registradas 11 espécies, todas pertencentes ao gênero Passiflora: P. alata Curtis, P. capsularis L., P. cincinnata Mast., P. edulis Sims., P. foetida L., P. glandulosa Cav., P. misera Kunth, P. mucronata Lam., P. silvestris Vell., P. suberosa L. e P. watsoniana Mast. Destas, P. cincinnata e P. foetida foram as mais amplamente distribuídas no Estado. A espécie P. capsularis foi referida pela primeira vez para a flora da Paraíba. Elaborou-se uma chave para separação taxonômica, bem como descrições, ilustrações e comentários sobre afinidades taxonômicas fundamentados em características morfológicas vegetativas e reprodutivas para as espécies deste estudo. São apresentados dados de distribuição geográfica, habitats e de floração e frutificação das espécies.
Descrição: COSTA, E. C. S. Estudo taxonômico de Passifloraceae s.str. Juss ex Roussel no estado da Paraíba. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/680
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elainne Cristina Silva Costa.pdfElainne Cristina Silva Costa2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.