Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6800
Título: Desenvolvimento e caracterização de microemulsão com óleo de babaçu (Orbignya phalerata) para uso tópico
Autor(es): Reis, Mysrayn Yargo de Freitas Araújo
Palavras-chave: Fitoterapia
Atividade antimicrobiana
Atividade anti-inflamatória
Microemulsão
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A utilização de derivados vegetais nativos voltados para o desenvolvimento de fitoterápicos mostrou-se como forma de atender a demanda da indústria farmacêutica por matérias-primas e consequentemente valorizar o potencial dos recursos obtidos da flora brasileira. O óleo de babaçu (Orbignya phalerata) pode ser extraído a partir das amêndoas da palmeira de mesmo nome, e dentre as suas utilizações populares, se destaca a utilização como alternativa nos tratamentos de vulvovaginite e ferida cutânea. A aplicação desse óleo em novos sistemas de liberação, como as microemulsões (ME) torna-se promissor no sentido de otimizar os seus aspectos, como biodisponibilidade e eficácia terapêutica. O presente trabalho teve como finalidade incorporar o óleo de babaçu em ME do tipo óleo-em-água, visando a administração tópica, e ainda caracterizar a formulação quanto aos seus aspectos físico-químicos. A definição do EHL do óleo (8) foi feita como etapa inicial do estudo, prosseguindo com a construção de um diagrama de fases composto pela mistura de Span ® 80 e Kolliphor ® EL (6:4) como tensoativos, propilenoglicol e água (3:1) como fase aquosa e o próprio óleo de babaçu puro como fase oleosa. A partir da região de ME obtida, uma formulação foi selecionada para avaliação das suas características quanto ao pH, condutividade e índice de refração (IR), evidenciando-se ao final dessas, uma ME do tipo óleo-em-água. Além disso, a análise do tamanho de gotículas por espalhamento de luz dinâmico (DLS) e potencial zeta demonstrou que a formulação proposta se tratava de um carreador nanométrico estável.
Descrição: REIS, M. Y. de F. A. Desenvolvimento e caracterização de microemulsão com óleo de babaçu (Orbignya phalerata) para uso tópico. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6800
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mysrayn Yargo de Freitas Araújo Reis.pdfMysrayn Yargo de Freitas Araújo Reis850.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.