Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6801
Título: Atividade moduladora do extrato de Spondias mombin L. sobre a resistência de cepas de Escherichia coli a antibióticos
Autor(es): Araújo, René Monteiro
Palavras-chave: Spondias mombin L.
Resistência bacteriana
Antibióticos
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Algumas plantas possuem atividade antimicrobiana e, portanto, são capazes de modular a ação de antibióticos. Essa atividade deve-se à presença de compostos fitoquímicos sintetizados pelo vegetal. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato de Spondias mombin L. sobre a resistência de cepas de Escherichia coli ATCC e resistente a quatro diferentes antibióticos, amoxicilina, levofloxacina, cefalotina e gentamicina. A concentração inibitória mínima bem como a capacidade de modular a resistência das cepas de E. coli aos antibióticos foram avaliadas por microdiluição em caldo. Verificou-se que a associação do extrato de Spondias mombin L. com levofloxacina e gentamicina apresentou efeito sinérgico quando testado com a cepa ATCC de E. coli. Já com a cepa resistente, o sinergismo foi observado com os antibióticos amoxicilina e levofloxacina.
Descrição: ARAÚJO, R. M. Atividade moduladora do extrato de Spondias mombin L. sobre a resistência de cepas de Escherichia coli a antibióticos. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6801
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - René Monteiro Araújo.pdfRené Monteiro Araújo563.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.