Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6803
Título: Desenvolvimento e caracterização de microemulsões contendo óleo essencial de alecrim - Rosmarinus officinalis Linn. (Lamiaceae)
Autor(es): Assis, Gabriela Baptista de
Palavras-chave: Alecrim
Fitoterapia
Microemulsão
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis - Lamiaceae) é amplamente utilizado na medicina popular há séculos por conter metabólitos secundários responsáveis por diversas atividades biológicas tais como a atividade antioxidativa e antimicrobiana. Estudos comprovam inclusive o sinergismo entre este óleo e fármacos antimicrobianos. Microemulsões (ME) são sistemas termodinamicamente estáveis, isotrópicos e transparentes formados a partir de uma mistura de dois líquidos imiscíveis, usualmente água e óleo, estabilizada por um filme interfacial de tensoativos. Devido a características como facilidade de preparação, estabilidade termodinâmica e alta capacidade de solubilização, as MEs representam alternativas interessantes no campo farmacêutico. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar microemulsões contendo óleo essencial de alecrim (OEA). O sistema tensoativo foi composto por Kolliphor ® EL e Plurol ® Oleique, e para a fase oleosa utilizou-se o OEA. Diagramas de fase pseudoternários foram construídos por inspeção visual das misturas de tensoativos (proporções 4:1 a 1:1) com a fase oleosa e água deionizada (fase aquosa), à temperatura ambiente. Foram selecionadas formulações a partir do diagrama 4:1 para caracterização quanto ao aspecto macroscópico, pH, condutividade elétrica, índice de refração e estabilidade preliminar. As características físico-químicas avaliadas sugerem que elas possam ser utilizadas pelas vias oral e tópica. Os sistemas apresentaram alta estabilidade de curto prazo. O desenvolvimento de microemulsões contendo óleo essencial de alecrim mostrou-se satisfatório, porém necessita de maiores estudos, inclusive para comprovação de sua eficácia como alternativa terapêutica ou auxiliar aos antimicrobianos utilizados na atualidade.
Descrição: ASSIS, G. B. de. Desenvolvimento e caracterização de microemulsões contendo óleo essencial de alecrim - Rosmarinus officinalis Linn.(Lamiaceae). 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6803
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Baptista de Assis.pdfGabriela Baptista de Assis1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.