Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6804
Título: Oficina de remédios: Um relato de experiências de ações extensionistas em serviços públicos de saúde
Autor(es): Gouveia, Rawny Galdino
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Assistência farmacêutica
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O uso de plantas medicinais e a sua produção como fitoterápico, tornou-se uma solução alternativa para a redução dos gastos com medicamentos, sendo eficaz e menos agressivo ao meio ambiente e aos homens, devido ao seu baixo custo operacional, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. A elaboração deste artigo científico teve como objetivo relatar a experiência vivenciada a partir da produção de óleos medicinais na Farmácia Escola da UEPB, bem como sua utilização em serviços públicos de saúde como na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e na Clínica de Fisioterapia da UEPB. Foram selecionadas Calêndula officinalis, Matricaria recutita, Lippia sidoides e Arnica Montana que são plantas medicinais elencadas na RDC Nº 10/2010/ANVISA isentas de prescrição médica destinada ao consumidor final. A efetividade destas plantas medicinais encontra-se amparada no uso tradicional e na revisão de dados disponíveis em literatura. Na Farmácia Escola da UEPB, os óleos medicinais foram produzidos seguindo as regras descritas na Farmacopeia Brasileira e finalmente ocorreu a dispensação dos mesmos aos pacientes. Aplicando-se a Assistência Farmacêutica, foram atendidos 82 pacientes no período de Setembro de 2013 a Setembro de 2014. Embora as estratégias referentes a fitoterapia precisam do apoio e do esforço de todas as camadas do sistema de saúde, constatou-se que essas ações foram primordiais e válidas para a consolidação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho, possibilitando a construção do agir e do saber para a formação profissional.
Descrição: GOUVEIA, R. G. Oficina de remédios: Um relato de experiências de ações extensionistas em serviços públicos de saúde. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6804
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rawny Galdino Gouveia.pdfRawny Galdino Gouveia797.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.