Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6808
Título: Eletroestimulação transcutânea do nervo tibial posterior associado à cinesioterapia na disfunção miccional infantil
Autor(es): Palmeira, Mayara Ramos
Palavras-chave: Disfunção miccional
Eletroestimulação
Fisioterapia
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Contextualização: A disfunção miccional infantil é definida como um padrão miccional anormal para a idade, não sendo reconhecida antes da aquisição do controle urinário diurno. Inclui perda da capacidade coordenada de armazenamento, estocagem e eliminação de urina. Seus principais sintomas são incontinência urinária diurna, manobras de contenção, urgência urinária, infecções urinárias de repetição e enurese noturna. Objetivo: Avaliar os efeitos do protocolo de eletroestimulação transcutânea do nervo tibial posterior (EENTP) em conjunto com a cinesioterapia em crianças portadoras de disfunção miccional. Método: Participaram da pesquisa duas crianças com disfunção miccional, que foram avaliadas através da ficha de avaliação de uroginecologia, diário miccional e Dysfunctional Voiding Scoring System (DVSS). A intervenção fisioterapêutica consistiu em aplicação da EENTP e cinesioterapia, em 20 sessões, com duração de 50 minutos cada. Resultados: Os sintomas miccionais apresentados por ambos pacientes foram enurese noturna, manobras de contenção, uso de proteção durante o sono e infecção urinária – tratada previamente. Na análise dos dados após as intervenções, houve diminuição do escore do DVSS; aumento da frequência miccional normal e de consumo de água; diminuição de consumo de refrigerante, de perda urinária e de proteção higiênica. Conclusão: A EENTP associada à cinesioterapia apresentou resultado positivo no tratamento da disfunção miccional infantil. Além de trazer melhora dos sintomas, o protocolo mostrou-se uma alternativa viável, por ter baixo custo, fácil aplicação e boa aceitação por parte do público infantil. Desse modo, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas nessa área, com amostra maior e incluindo um grupo controle.
Descrição: PALMEIRA, M. R. Eletroestimulação transcutânea do nervo tibial posterior associado à cinesioterapia na disfunção miccional infantil. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6808
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Ramos Palmeira.pdfMayara Ramos Palmeira787.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.