Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6809
Título: Avaliação antropométrica dos tipos cefálico e facial em escolares na cidade de Campina Grande: Estudo piloto
Autor(es): Oliveira, José Venicios de
Palavras-chave: Ortodontia
Cefalometria
Antropometria
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O presente estudo preliminar teve como objetivo a realização de um levantamento prévio dos tipos cefálico e facial em escolares de 6 a 12 anos do município de Campina Grande – PB. Bem como verificar a possível correspondência entre o tipo cefálico e o tipo facial dos participantes; as relações do gênero com o tipo cefálico e o facial; a relação entre os casos de correspondência cefálico-facial e gênero e se há um tipo facial e cefálico mais prevalente. Nesse estudo foram: Índice Cefálico Horizontal (ICH) e o Índice Facial Total (IFT). Os índices foram obtidos através de tomadas radiográficas Axial e frontal respectivamente. Para mensuração das distâncias Glabela-Opstocranio e Eurion-Eurion para aquisição do ICH, assim como Bizigomático e Nasion-Gnation para determinar o IFT, foi utilizado um software de domínio público (ImageJ). Os resultados mostraram que dos 18 casos, 10 apresentaram correspondência entre o tipo cefálico e o tipo facial. O tipo cefálico mais frequente foi o Mesocefálico para ambos os gêneros. Considerando o tipo facial, o mais predominante no gênero masculino foi o Euriprósopo e entre o feminino o Mesoprósopo. Diante dos resultados preliminares obtidos, verificamos a necessidade de realização de um trabalho com maior universo amostral para resultados mais efetivos.
Descrição: OLIVEIRA, J. V. de. Avaliação antropométrica dos tipos cefálico e facial em escolares na cidade de Campina Grande: estudo piloto. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6809
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Venicios de Oliveira.pdfJosé Venicios de Oliveira615.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.