Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6810
Título: Estudo comparativo do uso do MTA e da hidroxiapatita no capeamento pulpar direto: Uma revisão da literatura
Autor(es): Medeiros, Bento Pacelly de Freitas
Palavras-chave: Hidroxiapatita
MTA
Capeamento pulpar direto
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O Agregado Trióxido Mineral (MTA) e a Hidroxiapatita pela sua capacidade de estimular a formação de tecido duro e pela biocompatibilidade favorável podem ser utilizados como uma alternativa ao hidróxido de cálcio em procedimentos de capeamento pulpar direto. O objetivo desta revisão da literatura é apresentar uma lista abrangente de artigos sobre estudos da aplicação do MTA e da Hidroxiapatita no tratamento do capeamento pulpar direto (CPD). A revisão da literatura foi realizada utilizando bases de dados eletrônicos e busca manual para as aplicações e eficácia do MTA e da Hidroxiapatita no CPD em estudos laboratoriais em animais e humanos, bem como os seus inconvenientes e mecanismo de ação, a partir de 2008 a outubro de 2014. Tanto o MTA como a Hidroxiapatita apresentaram resultados promissores no tratamento proposto. Apesar da existência de relatos de estudos in vivo e in vitro em relação às aplicações destes materiais no CPD, há poucos estudos de pesquisa destinados a comparação entre eles. A maioria dos estudos eram estudos in vivo, desenvolvidos em modelos humanos e animais. Ambos os materiais atuam formando pontos de dentina, necrose superficial e certa reação inflamatória. Com base nas informações disponíveis, parece que o MTA é o material mais utilizado atual para o CPD. O uso da Hidroxiapatita tem sido cada vez mais frequente e mostrando resultados satisfatórios.
Descrição: MEDEIROS, B. P. de F. Estudo comparativo do uso do MTA e da hidroxiapatita no capeamento pulpar direto: Uma revisão da literatura. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6810
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bento Pacelly de Freitas Medeiros.pdfBento Pacelly de Freitas Medeiros477.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.