Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6812
Título: Análise da diástase dos músculos reto abdominais em primíparas e multíparas em um Hospital Público de Campina Grande
Autor(es): Ferreira, Manuella dos Santos
Palavras-chave: Puerpério
Pelvimetria
Diástase dos retos
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O período após o parto é chamado de puerpério, momento em que as modificações locais e sistêmicas provocadas pela gravidez e parto retornam à situação do estado pré-gravídico. Durante a gestação, alterações hormonais provocadas pela relaxina, progesterona e estrógeno, associadas ao crescimento uterino, podem provocar o estiramento da musculatura abdominal, atingindo principalmente os músculos reto-abdominais. As mudanças biomecânicas nos músculos abdominais facilitam o aparecimento da diástase dos músculos reto abdominais, que pode ser definida como o afastamento entre estes dois músculos. Sabe-se que esta disfunção não provoca diretamente desconforto ou dor, entretanto, com a distensão excessiva, acima de dois centímetros, pode haver uma alteração na capacidade da musculatura abdominal em atuar na estabilização do tronco, predispondo ao desenvolvimento de dor lombar e interferindo em funções como postura, defecação, parturição, movimentos do tronco, além da contenção visceral. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a diástase dos músculos reto abdominais supra e infraumbilical em primíparas e multíparas no pós-parto transvaginal imediato, correlacionando os dados obtidos com fatores maternos, gestacionais e fetais. O estudo foi do tipo transversal e descritivo com abordagem quantitativa, com amostra caracterizada como não probabilística por acessibilidade, composta por 50 puérperas, inclusa na faixa etária de 18 a 35 anos. Foi realizada em uma maternidade pública na cidade de Campina Grande. Na análise dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade na distribuição dos dados. Para comparar os valores da DMRA, entre primíparas e multíparas, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos mostraram que os valores da DMRA supra e infra-umbilical não apresentaram diferença significativa entre as primíparas e multíparas. Contudo, a DMRA supra-umbilical foi significativamente maior do que a infra-umbilical, independentemente da paridade. Evidenciou-se, ainda, uma correlação positiva da idade com a DMRA superior e inferior, sendo esta significativa (p<0,0001).
Descrição: FERREIRA, M. dos S. Análise da diástase dos músculos reto abdominais em primíparas e multíparas em um Hospital Público de Campina Grande. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6812
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuella dos Santos Ferreira.pdfManuella dos Santos Ferreira667.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.