Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6813
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de plantas medicinais do gênero Spondias
Autor(es): Alencar, Laianne Carla Batista
Palavras-chave: Modulação
Resistência bacteriana
Spondias purpurea L.
Spondias mombin L.
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A acentuada resistência bacteriana gera uma necessidade de desenvolver novos fármacos e a pesquisa com plantas medicinais, como fontes de substâncias bioativas veem sendo um indicativo para descoberta de eficientes agentes terapêuticos. Microrganismos do gênero Staphylococcus podem causar supurações, abscessos e diversas infecções piogênicas em humanos e animais. Portanto, o objetivo foi analisar a atividade antimicrobiana de extratos de plantas medicinais do gênero Spondias frente à Staphylococcus aureus. A concentração inibitória mínima e a capacidade de modular a resistência das cepas de S. aureus à Eritromicina foram avaliadas por microdiluição. Foi verificado que a associação de eritromicina com Spondias purpurea apresentou efeito sinérgico sobre as cepas SA04 e SA05, e Spondias mombin sobre a ATCC, SA01, SA03 e SA05. O bioensaio com Artemia salina demonstrou que S. purpurea e S. mombin, apresentaram em CL 1000 e 482,5 μg/mL, respectivamente. Constatou-se que os resultados são promissores e sugerem que os extratos de espécies do gênero Spondias possuem potencial como agentes moduladores de resistência bacteriana.
Descrição: ALENCAR, L. C. B. Avaliação da atividade antimicrobiana de plantas medicinais do gênero Spondias. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6813
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laianne Carla Batista Alencar.pdfLaianne Carla Batista Alencar434.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.