Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6814
Título: Citopatológico do colo uterino: Conhecimento de usuárias de uma unidade básica de saúde acerca do exame preventivo
Autor(es): Silva, Walnielma Benevides da
Palavras-chave: Exame citopatológico
Exame de colo de útero
Prevenção de câncer
Enfermagem
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O citopatológico do colo uterino é a principal estratégia para detecção precoce do Câncer de Colo do Útero (CCU), sendo um método simples que indica as lesões neoplásicas ou pré-plasicas e alguns processos de outra natureza. Objetivou-se, investigar o conhecimento das usuárias de uma Unidade de Saúde da Família (USF) sobre citopatológico do colo uterino. Realizou-se um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por cinquenta mulheres com idade entre 18 a 64 anos vinculadas à Unidade de Saúde da Família VIII do município de Ingá-PB. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um formulário com questões inicialmente preenchidas através dos dados obtidos no prontuário das usuárias participantes da investigação e posteriormente através das informações prestadas pelas usuárias. Os resultados assinalaram que ainda existe falta de conhecimento por partes das usuárias quanto a realização do exame citopatológico do colo uterino, periodicidade, tipo de amostra que é coletada durante o exame, bem como ausência de orientações por parte da equipe de saúde quanto a prevenção do CCU e falta de informação quanto a importância da atuação do enfermeiro no combate a essa neoplasia.
Descrição: SILVA, W. B. da. Citopatológico do colo uterino: Conhecimento de usuárias de uma unidade básica de saúde acerca do exame preventivo. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6814
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walnielma Benevides da Silva.pdfWalnielma Benevides da Silva682.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.