Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6817
Título: Análise dos efeitos da fototerapia por LED's na cicatrização de úlceras diabéticas
Autor(es): Maranhão, Carla Cristina Braga
Palavras-chave: Diabetes mellitus
LED
Fototerapia
Úlceras diabéticas
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O diabetes mellitus (DM) leva a desordens degenerativas que favorecem o surgimento de úlceras em membros inferiores que retardam a cicatrização das mesmas. A fisioterapia é importante para facilitar a cicatrização, pois possui recursos terapêuticos capazes de acelerar este processo. Dentre estes recursos se destaca a fototerapia. O objetivo desse estudo foi evidenciar os efeitos do LED´s na cicatrização tecidual das úlceras em pacientes portadores de DM por meio de fotografias e escala analógica visual que avaliou a percepção de incômodo com a ferida antes e após o tratamento, bem como o grau de satisfação com os resultados obtidos. Essa pesquisa foi caracterizada como sendo do tipo descritiva e quase experimental. A amostra foi por acessibilidade e não probabilística, composta por cinco homens e uma mulher, usuários da sala de curativos do pé diabético do HUAC (Hospital Universitário Alcides Carneiro), que apresentaram úlceras diabéticas. O tratamento constou de 12 sessões com aplicações de LED da marca DMC, com feixe da cor vermelha, comprimento de onda 650nm, 120mW, com tempo de aplicação de 10 minutos por sessão em atendimentos de uma vez por semana. Antes da intervenção, os voluntários mostraram-se insatisfeitos com as úlceras, variando de pouco a muito insatisfeito e após o tratamento a insatisfação reduziu variando de nenhum a pouco insatisfeito. O grau de satisfação com os resultados do tratamento variou de moderado a muitíssimo satisfeito. Nesse estudo foi constatado melhoras clínicas no tratamento das úlceras diabéticas sem apresentar efeitos negativos ou adversos.
Descrição: MARANHÃO, C. C. B. Análise dos efeitos da fototerapia por LED's na cicatrização de úlceras diabéticas. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6817
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Cristina Braga Maranhão.pdfCarla Cristina Braga Maranhão539.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.