Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6818
Título: A educação na prisão: reflexões acerca da EJA no processo de ressocialização
Autor(es): Araújo, Cristiane Brigida de Melo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ressocialização de apenados
Educação na prisão
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O ensino em presídios nasceu da necessidade de, através da educação, buscar o processo de ressocialização e de reinserção social de apenados, cuja consequência, a priori, remete à redução ou minimização dos índices de criminalidades no País. A modalidade EJA oferecida aos aprisionados encontra-se respaldada na necessidade de cumprir uma obrigação constitucional que encontra-se presente, especificamente, na Lei de Execução Penal (LEP), na perspectiva de que, ao adquirirem conhecimentos e saberes, possam refletir acerca das necessidades de mudanças em si e, por consequências, na sociedade em que vivem. Este artigo parte de uma pesquisa de revisão literária a cerca do EJA como mecanismo e prática de ensino-aprendizagem ressocializadores. Por oportuno, a pesquisa permitiu identificar campos específicos de análises e que os Governos, começam a perceber que prisões não foram feitas somente para “enclausurar pessoas” e sim como um ambiente de “Liberdade Vigiada”, onde o detento tem oportunidades de se reintegrar à sociedade.
Descrição: ARAÚJO, C. B. de M. A educação na prisão: reflexões acerca da EJA no processo de ressocialização. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6818
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Brigida de Melo Araújo.pdfCristiane Brigida de Melo Araújo439.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.