Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6818
Título: | A educação na prisão: reflexões acerca da EJA no processo de ressocialização |
Autor(es): | Araújo, Cristiane Brigida de Melo |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Ressocialização de apenados Educação na prisão |
Data do documento: | 25-Fev-2015 |
Resumo: | O ensino em presídios nasceu da necessidade de, através da educação, buscar o processo de ressocialização e de reinserção social de apenados, cuja consequência, a priori, remete à redução ou minimização dos índices de criminalidades no País. A modalidade EJA oferecida aos aprisionados encontra-se respaldada na necessidade de cumprir uma obrigação constitucional que encontra-se presente, especificamente, na Lei de Execução Penal (LEP), na perspectiva de que, ao adquirirem conhecimentos e saberes, possam refletir acerca das necessidades de mudanças em si e, por consequências, na sociedade em que vivem. Este artigo parte de uma pesquisa de revisão literária a cerca do EJA como mecanismo e prática de ensino-aprendizagem ressocializadores. Por oportuno, a pesquisa permitiu identificar campos específicos de análises e que os Governos, começam a perceber que prisões não foram feitas somente para “enclausurar pessoas” e sim como um ambiente de “Liberdade Vigiada”, onde o detento tem oportunidades de se reintegrar à sociedade. |
Descrição: | ARAÚJO, C. B. de M. A educação na prisão: reflexões acerca da EJA no processo de ressocialização. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6818 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cristiane Brigida de Melo Araújo.pdf | Cristiane Brigida de Melo Araújo | 439.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.