Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Dayse Lúcid Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-25T14:59:51Z | - |
dc.date.available | 2015-02-25T14:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6819 | - |
dc.description | SOUZA, D. L. N. O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Presente no currículo escolar a partir de diversas temáticas o estudo dos microrganismos principalmente no ensino fundamental é percebido entre os professores como um conteúdo teórico, tendo em vista as dificuldades de apreensão de forma experimental, devido à carência ou má uso de metodologias alternativas ao livro didático, o que dificulta a realização de aulas mais dinâmicas. Sabendo da importância desse conteúdo e das dificuldades em lecioná-lo de forma prática, por alguns profissionais da educação, apresentamos um estudo voltado para essa perspectiva. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção que professores do ensino fundamental II de escolas de Campina Grande – PB tem em relação à importância do ensino desses de microrganismos e analisar a necessidade de implementar material didático alternativo para complementar as aulas. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caráter qualitativo para avaliar as percepções dos professores a cerca do ensino de microbiologia. Vimos nesse trabalho que o estudo da Microbiologia pode contribuir de modo significativo para as discussões em torno do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente afetando todas as formas de vida na terra Os docentes entrevistados da disciplina de ciências ressaltaram a importância do tema e apresentaram suas práticas, sendo necessário que superem as dificuldades que encontram na sala de aula diante dos questionamentos dos alunos, desafiados a pensar a Microbiologia em seu próprio ambiente: o do cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Microorganismos | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dayse Lúcid Nascimento Souza.pdf | Dayse Lúcid Nascimento Souza | 522.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.