Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6820
Título: Influência de inóculo na remoção de DQO e nitrogênio amoniacal de resíduos sólidos orgânicos tradados em reatores anaeróbios de batelada
Autor(es): Santos, Flávia Suzany Ferreira dos
Palavras-chave: Tratamento anaeróbio
Biogás
Lixiviado
Resíduo sólido orgânico
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A quantidade de resíduos sólidos gerados diariamente tem crescido de forma exponencial e acaba sendo um dos problemas mais preocupantes para a sociedade. O processo anaeróbio vem sendo bastante utilizado para tratar o resíduo sólido orgânico devido a sua elevada carga orgânica e seu reaproveitamento energético. Esse trabalho teve como objetivo comparar o efeito do tratamento anaeróbio de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) em regime de batelada em três digestores sendo dois com diferentes inóculos e um sem o uso do inóculo; realizar a caracterização dos RSO após o processo de digestão anaeróbia por meio de parâmetros físico e químicos e avaliar o teor de produção de biogás durante 111 dias de operação dos reatores. O sistema experimental foi projetado e instalado nas dependências da Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba localizada na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. O experimento foi realizado em triplicata utilizando-se 3 reatores no sistema experimental, sendo um inoculado com lixiviado, outro com lixiviado adaptado e no terceiro reator não existia inóculo. O inóculo do lixiviado adaptado foi tratado anteriormente com a finalidade das bactérias se adaptarem ao meio, e posteriormente foi acondicionado em ambiente anaeróbio durante quatro meses antes da partida do experimento. O monitoramento do sistema experimental durou 216 dias, sendo que as análises de nitrogênio amoniacal e DQO filtrada realizadas nesse estudo foram feitas a partir de 105 dias de monitoramento. Foram coletadas amostras da fração solúvel de cada tratamento para análise semanalmente de nitrogênio amoniacal e DQO . O teor de produção de biogás foi medido diariamente utilizando um sistema manométrico. Dentre as condições estudadas foi possível observar que a eficiência na remoção de DQO FILTRADA no reator inoculado por lixiviado foi de 39,5 % apresentando uma menor concentração de ácido graxo volátil e uma maior eficiência quando comparado aos outros tratamentos. Com relação ao nitrogênio amoniacal, o tratamento inoculado com lixiviado adaptado foi o melhor em virtude do mesmo apresentar maior concentração de bicarbonato de amônia. O volume de biogás produzido foi próximo de 23L para todos os tratamentos estudados.
Descrição: SANTOS, F. S. F. dos. Influência de inóculo na remoção de DQO e nitrogênio amoniacal de resíduos sólidos orgânicos tradados em reatores anaeróbios de batelada. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6820
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Suzany Ferreira dos Santos.pdfFlávia Suzany Ferreira dos Santos1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.