Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6826
Título: Lúpus eritematoso sistêmico no sexo masculino: Um estudo de caso
Autor(es): Fernandes, Carla Taciana dos Santos
Palavras-chave: Doença autoimune
Fisioterapia
Lúpus
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, crônica, inflamatória do tecido conjuntivo e que acomete múltiplos órgãos e sistemas, de forma remissiva e recidivante, que possui um início agudo ou insidioso. De etiologia multifatorial, pode apresentar manifestações clínicas e laboratoriais bastante pleiomórficas. Algumas manifestações são habituais, outras são raras. Como objetivo relatar um caso de Lúpus Eritematoso Sistêmico acometido no sexo masculino no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, descritivo e retrospectivo, documental com pesquisa em prontuário, onde a amostra foi composta por um paciente do sexo masculino com diagnostico de LES. Os resultados desse estudo revelam que pacientes do sexo masculino também desenvolvem as manifestações clínicas típicas de Lúpus como em casos femininos, no entanto, certas manifestações clínicas principais podem ser diferentes. O paciente apresentou uma variedade de sintomas, ocorrendo acometimento cardiopulmonar com presença de derrame pleural bilateral, derrame pericárdico, insuficiência respiratória aguda, choque séptico de origem pulmonar, e acometimentos sistêmicos como o renal e osteomuscular, sendo realizado tratamento medicamentoso e fisioterapêutico. Porém o acometimento de múltiplos órgãos, em especial os sistemas renal, cardíaco e respiratório contribuem grandemente para maior risco de óbito nesses pacientes. Onde apesar deste risco elevado o tratamento mostrou-se ser eficaz melhorando a sobrevida do paciente, embora com sequelas.
Descrição: FERNANDES, C. T. dos S. Lúpus eritematoso sistêmico no sexo masculino: Um estudo de caso. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6826
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Taciana dos Santos Fernandes.pdfCarla Taciana dos Santos Fernandes532.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.