Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6827
Título: Efeito biomecânico do uso da bandagem elástica terapêutica em portadores de espasticidade no membro superior pós acidente vascular cerebral
Autor(es): Silva, Hortência Aranchez Santos da
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Fita atlética
Bandagem elástica terapêutica
Hemiplegia
Eletromiografia
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Introdução: A pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito biomecânico da aplicação da bandagem elástica terapêutica em pacientes com espasticidade pós acidente vascular cerebral no membro superior. Referencial Metodológico: Tratou-se de um ensaio clínico, de caráter longitudinal e com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 14 pacientes, que foram divididos aleatoriamente em um Grupo experimental (n = 7) e outro Controle (n = 7). Os dois grupos foram submetidos a avaliação do grau de espasticidade com a escala modificada de Ashworth, avaliação goniométrica da amplitude de movimento da articulação do cotovelo e análise eletromiográfica do músculo bíceps braquial do membro superíor parético, após sete dias houve reavaliação de todos os pacientes, utilizando-se os mesmos instrumentos. O grupo experimental recebeu, após a avaliação inicial, a aplicação de duas bandagens, uma colocada na superfície correspondente ao músculo tríceps Braquial e a outra na correspondente ao bíceps braquial. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, através do pacote estatístico SPSS 20.0 para Windows, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalização da amostra, os dados mostraram-se não paramétricos, por isso adotou-se os testes de Chi-Square, Mann-Whitney e o de Wilcoxon. Adotou-se um valor de p<0,05 para significância estatística e rejeição da hipótese de nulidade. Resultados: Os valores médios da RMS, NRMS, FM, a amplitude de movimento através da goniometria e avaliação do grau espástico propriamente dito por meio da Escala modificada de Asworth tiveram um resultado positivo após a aplicação das bandagens. Conclusão: A aplicação da bandagem elástica terapêutica reduziu a espasticidade pós acidente vascular cerebral do membro superior.
Descrição: SILVA, H. A. S. da. Efeito biomecânico do uso da bandagem elástica terapêutica em portadores de espasticidade no membro superior pós acidente vascular cerebral. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6827
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hortência Aranchez Santos da Silva.pdfHortência Aranchez Santos da Silva493.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.