Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6829
Título: Análise da água utilizada no processo de desdobramento das rochas ornamentais de uma empresa de Campina Grande - PB
Autor(es): Sá, Rodolfo Felix de
Palavras-chave: Análise de água
Rochas ornamentais
Parâmetros físico-químicos
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Sabe-se que a água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Na indústria de beneficiamento de rochas ornamentais, a água é utilizada em várias etapas do processo de transformação de blocos em chapas. Com um consumo muito alto, cabe a indústria a uma busca econômica e socioambiental para a reutilização de parte da água utilizada no beneficiamento, armazenando a água em um reservatório. O objetivo desta pesquisa foi analisar a água de um reservatório de uma indústria de beneficiamento de rochas ornamentais da cidade Campina Grande, no estado da Paraíba. Foram coletadas amostras em três pontos do reservatório para análise de determinação de pH com leitura direta no pHmetro, determinação da cor pelo método de leitura do colorímetro digital, determinação de sólidos totais dissolvidos, sal, temperatura e condutividade elétrica utilizando um condutivímetro digital, e determinação de turbidez utilizando o método do turbidímetro digital. Os resultados das análises de condutividade elétrica, apresentaram altos valores. A cor, apresentou-se uma elevada concentração. Os resultados das análises de pH, caracterizaram uma água básica. Os resultados para a determinação de sólidos totais dissolvidos apresentaram a um resultado caracterizando a água como abrasiva. Para determinação de temperatura, apresentaram resultados de acordo com o clima da cidade. Apresentou-se ser uma água salobra. E para a determinação de turbidez, houve uma distinção nos resultados das amostras.
Descrição: SÁ, R. F. de. Análise da água utilizada no processo de desdobramento das rochas ornamentais de uma empresa de Campina Grande - PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6829
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolfo Felix de Sá.pdfRodolfo Felix de Sá1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.