Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6830
Título: Medicamentos x aleitamento materno: visão do farmacêutico
Autor(es): Duarte, Débora Truta
Palavras-chave: Amamentação
Uso de medicamentos
Aleitamento materno
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O aleitamento materno é o alimento mais apropriado para o lactente, devido a suas vantagens nutricionais, imunológicas e psicoafetivas. A nutriz deve ter cuidado ao usar medicamentos por diversas razões e sob várias formas, por não possuir o devido conhecimento de possíveis interações mãe/lactente por meio daqueles fármacos. A exposição dos lactentes a drogas sem segurança estabelecida para uso durante a amamentação ou com riscos de efeitos indesejáveis acerca do lactente ou sobre a produção láctea revela a necessidade de orientação às nutrizes sobre a maneira adequada para uso da automedicação neste período. O trabalho objetivou a análise do uso de fármacos durante a lactação e suas interações medicamentosas, contribuindo para a promoção do uso racional de medicamentos. Como procedimento metodológico foi utilizado a aplicação de um questionário padrão, simples a pacientes internadas na maternidade do Hospital da FAP, no período pós-parto imediato. Obteve-se como resultado a orientação de 800 puérperas que deram entrada na maternidade do hospital para procedimento de parto, na forma natural ou cesariana e acompanhamentos pré-parto. Foram realizadas constantes orientações orais e escritas às pacientes sobre a importância da amamentação e as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer neste período. De acordo com a análise dos prontuários, as classes farmacológicas de maior prevalência foram os analgésicos, antimicrobianos, antiinflamatórios uterotônicos, antieméticos, antihipertensivos, antidiabéticos e antianêmicos. Foi utilizado o programa Microsoft Excel para análise dos dados da pesquisa. Diante dos resultados, conclui-se que houve a contribuição para a redução dos riscos relativos à utilização de medicamentos durante a gravidez e amamentação, incentivando o uso racional, bem como informação/educação a equipe multidisciplinar do hospital para o uso adequado de medicamentos.
Descrição: DUARTE, D. T. Medicamentos x aleitamento materno: visão do farmacêutico. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6830
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Truta Duarte.pdfDébora Truta Duarte661.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.