Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6833
Título: O jogo didático no ensino de Botânica: Um relato de experiência
Autor(es): Mélo, Valéria dos Santos
Palavras-chave: Jogo didático
Flora
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Reconhecendo as muitas dificuldades para se ministrar os conteúdos de Botânica em Biologia, de maneira que os estudantes se interessem pelo aprendizado, e que os professores consigam suprir suas necessidades, no processo de aprendizagem.Dentre esses métodos didáticos, o jogo didático, caracteriza-se como uma importante ferramenta de apoio ao professor, e na construção do conhecimento dos estudantes. A proposta desenvolvida teve como objetivo,utilizar o jogo didático “O Bingo” como melhoria do processo ensino aprendizagem em Botânica na Biologia do ensino médio da rede pública, no âmbito do programa PIBID.O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsiode Souza Ribeiro no município de Campina Grande- Paraíba, atendendo três turmas da 2º ano do Ensino Médio com um total de 105 estudantes. O jogo didático foi elaborado com base na literatura sobre jogos educativos e nos conteúdos específicos das Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para diagnosticar a aprendizagem dos estudantes sobre o jogo “O Bingo” foiaplicado umquestionário prévio e outro após a intervenção do jogodidáticocomo também o método da observação durante o momento da aplicabilidade do jogo. Os resultados revelaram uma mudança efetiva do conhecimento dosestudantes sobre o tema abordado, demonstrando a eficiência desse método didático, que contribuiu para uma aprendizagem significativa, como também contribuiu no processo de interação entre a turma. Esta atividade lúdica proporcionou-me uma experiência significativa e prazerosa, pois o PIBID na escola possibilita aos futuros docentes um contato direto com os estudantes de escolas públicas, que nos faz vivenciar realidades corriqueiras nas escolas, nos permitindo trabalhar em conjunto com os estudantes e professores da escola.
Descrição: MÉLO, V. dos S. O jogo didático no ensino de Botânica: Um relato de experiência. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6833
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria dos Santos Mélo.pdfValéria dos Santos Mélo799.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.