Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6834
Título: Análise das concepções quânticas dos alunos do curso de Licenciatura em Física após o uso de experimentos virtuais
Autor(es): Santos, Janiel Célio dos
Palavras-chave: Ensino de Física
Formação do professor
Concepções quânticas
Mecânica quântica
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O desenvolvimento tecnológico vivenciado pela sociedade tem despertado grande interesse em professores e alunos pela Física Moderna e Contemporânea, já que muitas dessas tecnologias apenas podem ser explicadas por meios dos seus postulados. Estudos bibliográficos demonstram que há um escasso número de estudos e pesquisas relacionadas à formação inicial de professores de Física e a compreensão de alguns conceitos quânticos, refletindo diretamente no ensino dos fundamentos da Mecânica Quântica. Portanto, este trabalho tem por objetivo averiguar as possíveis mudanças de concepções quânticas, em futuros professores de Física, quando submetidos a uma oficina que faz uso experimentos virtuais relacionados à teoria quântica. Foram avaliados, 12 alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que participaram da oficina “O uso de experimentos para abordar conceitos de física quântica”, através de um pré e pós-teste. Os resultados deste estudo demonstram que houve uma mudança de concepção entre os alunos, em relação ao pré-teste, mas que estes resultados não são satisfatórios para uma turma de futuros professores de Física.
Descrição: SANTOS, J. C. dos. Análise das concepções quânticas dos alunos do curso de Licenciatura em Física após o uso de experimentos virtuais. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6834
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiel Célio dos Santos.pdfJaniel Célio dos Santos1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.