Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6838
Título: Parâmetros que influenciam na geração de energia solar fotovoltaica
Autor(es): Lacerda, Kamila Deys Rodrigues
Palavras-chave: Efeito fotovoltaico
Radiação
Energia solar
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A utilização de fontes de energia alternativas vem crescendo nos últimos anos, tanto pela questão econômica, como pela necessidade da utilização de recursos naturais que diminuam os impactos negativos no meio ambiente. A energia solar fotovoltaica é um exemplo desse crescimento. Após a crise de petróleo deflagrada na década de 70, aumentou o número de estudos e pesquisas por materiais mais eficientes e com maior qualidade tem animado cada vez mais o mercado consumidor. Este trabalho tem como objetivo analisar os parâmetros que influenciam na geração de energia (radiação e temperatura) através de um sistema fotovoltaico isolado instalado nas dependências do Laboratório de Pesquisa em Ciências Ambientais (LAPECA), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) localizados no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com os valores médios mensais de irradiância solar e temperatura e o embasamento bibliográfico necessário, foi possível a análise das mudanças de corrente e tensão do sistema. As variações de radiação e temperatura influenciam diretamente no comportamento da célula e consequentemente do sistema; com o aumento da radiação há um aumento linear da corrente gerada e diminuição não significativa da tensão, porém com o aumento da temperatura, a quantidade de tensão decresce e o aumento de corrente é não é significativo.
Descrição: LACERDA, K. D. R. Parâmetros que influenciam na geração de energia solar fotovoltaica. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6838
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Deys Rodrigues Lacerda.pdfKamila Deys Rodrigues Lacerda935.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.