Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6842
Título: Diagnóstico dos princípios das boas práticas de laboratório em um laboratório de físico-química
Autor(es): Silva, Charlyson Patrício Costa da
Palavras-chave: Prática laboratorial
Qualidade de produto
Padronização
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Atualmente com a concorrência e um maior conhecimento do que se adquire o consumidor passou a exigir à qualidade de produtos e serviços adquiridos. A qualidade tem por fim organizar e padronizar todos os processos desde seu início até a obtenção do produto final. Tendo como resultado uma maior harmonia nos diversos processos, maior eficiência e qualidade no produto obtido e confiabilidade do cliente. A adoção de uma política de qualidade em laboratório dar-se pela implantação das Boas Práticas de Laboratório, que dizem respeito a um conjunto de normas e procedimentos. Neste são abordados toda à parte estrutural, desde sistema de abastecimento de água, tratamento de esgoto, localização, instalações elétricas e hidráulicas, estado de conservação de equipamentos e utensílios, instalações sanitárias, processos de higienização, a forma de condução dos trabalhos e manipulação. O eixo central das Boas Práticas de Laboratório dar-se pela padronização, conhecidos como Procedimentos Operacionais Padrão, que são registros de como deve ser conduzido os estudos em um laboratório e todo o procedimento realizado antes e após cada experimento e o manuseio dos equipamentos. Tais procedimentos podem ser aplicados a diversos ramos de atividade que vão desde alimentos, fármacos, cosméticos, veterinários, agrotóxicos, aditivos e produtos industriais. Neste estudo serão apontadas conformidades e não conformidades em um laboratório de físico-química da Universidade Estadual da Paraíba no intuito de adequar de acordo com as normas regulamentadoras. Realizou-se um diagnóstico e monitoramento para verificar os itens abordados pela legislação vigente. Aplicou-se um check list elaborado de acordo com as normas, onde foram constatados problemas estruturais, hidráulicos, elétricos, de climatização, higienização, controle de pragas, abastecimento de água, descarte e tratamento de resíduos, utensílios, vestimentas, hábitos e registros de atividades, com suas respectivas sugestões para saná-los. De acordo com o verificado, diversos problemas e de acordo com as normas, foram expostas as melhores soluções para sua total adequação.
Descrição: SILVA, C. P. C. da. Diagnóstico dos princípios das boas práticas de laboratório em um laboratório de físico-química. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6842
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Charlyson Patrício Costa da Silva.pdfCharlyson Patrício Costa da Silva2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.