Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6843
Título: Comparação de modelos de crescimento aplicados a cultura do mamoeiro
Autor(es): Silva Neto, José Severino da
Palavras-chave: Modelos não lineares
Mamoeiro
Critério de seleção
Curvas de crescimento
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Por ser crescente a necessidade de mais tecnologia na cultura do mamoeiro, se tornam necess ários experimentos mais precisos e interpretação do seu desenvolvimento mais detalhada, atribuí do a isso, modelos de crescimento tem sido utilizados para investigar tais comportamentos em diversas culturas. Os dados utilizados para esse trabalho, foram oriundos de dois ensaios de uniformidade com mamoeiro, em casa de vegeta ção, na área experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas-BA. As vari aveis avaliadas foram altura da planta em centí metros e o diâmetro do caule em centí metros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi ajustar curvas de crescimento associados a altura e diâmetro do mamoeiro ao longo dos dias. Os dados em estudo foram submetidos ao ajuste dos modelos Log ístico, Gompertz e Von Bertalan y. O m étodo utilizado para o ajuste foi o iterativo Gauss-Newton. A interpreta c~ao biol ógica dos parâmetros, o coe ciente de determinação, o intervalo de con fian ça a 95% das estimativas, o crit erio de Informa ção de Akaike e o critéerio de Informação de Bayes, foram utilizados para selecionar o modelo adequado aos dados. Dentre os modelos ajustados o modelo Gompertz foi o mais indicado para representar a curva de crescimento referente a altura e diâmetro da cultura do mamoeiro.
Descrição: SILVA NETO, J. S. da. Comparação de modelos de crescimento aplicados a cultura do mamoeiro. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6843
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Severino da Silva Neto.pdfJosé Severino da Silva Neto881.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.