Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6852
Título: O perfil do aluno do curso de administração da UEPB: uma análise sobre a ótica da força do empreendedorismo
Autor(es): Meneses, Jeniffer Pollyana Formiga de
Palavras-chave: Perfil do administrador
Empreendedorismo
Potencial empreendedor
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Os últimos estudos sobre o tema, percebe-se que as universidades apresentam uma preocupação para com a instrumentalização dos alunos no sentido destes se tornarem totalmente aptos para o ingresso no concorrido mercado de trabalho onde a questão do empreendedorismo se torna um tema importante e recorrente nas discussões acerca da inserção e formação profissional. Por meio deste contexto, o presente artigo tem como objetivo geral, identificar o perfil do aluno do curso de Administração da UEPB, sob a perspectiva de análise do perfil empreendedor. A abordagem metodológica é a empírico-descritiva, com os dados pesquisados entre 20 à 31 de Outubro de 2014, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, elaborado a partir do modelo de Mcclelland (1972). Uma primeira leitura dos resultados indicou que a maioria dos alunos tem perfil empreendedor, neste caso entendido tanto como intenção de montar um negócio como gerir o negócio alheio como seu. O objetivo profissional do maior percentual de respondentes caracterizou-se com o perfil empreendedor proposto por McClelland (1972) em suas dez dimensões, onde se percebeu que, os alunos apresentam características/comportamento empreendedor e o fato de que, na sua maioria, não demonstrarem interesse em desenvolver atividades empreendedoras é mais uma questão relacionada a motivações econômicas (renda familiar) do que a motivações empreendedoras.
Descrição: MENESES, J. P. F. de. O perfil do aluno do curso de administração da UEPB: uma análise sobre a ótica da força do empreendedorismo. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6852
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeniffer Pollyana Formiga de Meneses.pdfJeniffer Pollyana Formiga de Meneses410.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.