Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6858
Título: Vulnerabilidade adolescentes: O consumo de álcool e suas diferenças entre gêneros
Autor(es): Nóbrega, Malu Santos Bezerra
Palavras-chave: Consumo de álcool
Gênero
Vulnerabilidade
Adolescente
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A adolescência é caracterizada como um período de vulnerabilidade física, psicológica e social. A preferência pelo consumo de álcool por adolescentes ocorre pelos efeitos iniciais de bem-estar provocados pela substância. Cada vez mais frequente nessa faixa etária, uso do álcool acarreta consequências físicas, mentais e sociais, sendo considerado um sério problema de saúde pública. Diante disso, a presente pesquisa se propôs a traçar um perfil do jovem consumidor na cidade de Esperança-PB e compará-lo com os de João Pessoa e Campina Grande. A amostra foi composta por 400 alunos da rede estadual de ensino, com média de 15,93 anos de idade. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável e as análises foram feitas através da estatística descritiva e teste bivariado. Investigou-se questões como o uso de álcool na vida, idade da primeira experimentação, frequência de uso no último mês, motivação e consequência do uso, relacionando-as com as perspectivas de gênero. O índice de uso na vida encontrado segundo os dados levantados foi de 70%, com a idade de 13 anos na primeira experimentação, em média. Foi constato que, em termos de frequência, os sexos se assemelham. Porém, no quesito que se refere ao uso do álcool em seis ou mais vezes no mês, o sexo masculino se destaca significativamente. Já como consequência desse consumo, a prática sexual foi estatisticamente significante em favor dos meninos e o fator briga foi igualmente relevante para ambos os sexos. Nesta pesquisa, a população estudada é apresentada como um grupo vulnerável, não dependentes de bebidas alcoólicas, mas que também devem ser alvo de políticas públicas de vigilância, controle de riscos e danos e promoção da saúde.
Descrição: NÓBREGA, M. S. B. Vulnerabilidade adolescentes: O consumo de álcool e suas diferenças entre gêneros. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6858
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Malu Santos Bezerra Nóbrega.pdfMalu Santos Bezerra Nóbrega868.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.