Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joelma Matias da-
dc.date.accessioned2012-11-09T12:55:12Z-
dc.date.available2012-11-09T12:55:12Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/685-
dc.descriptionSILVA, J. M. da. Formulação de problemas matemáticos sobre consumo. 2011. 74f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractA matemática é tida por muitos como uma das ciências mais difíceis de compreender. No âmbito da formulação de problemas é notória a dificuldade encontrada pelos alunos em associar conceitos e em desenvolver sua própria criatividade na criação e resolução de problemas matemáticos. A formulação de problemas, por sua vez, é um importante recurso didático que pode auxiliar o ensino-aprendizagem da matemática. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar aspectos relevantes sobre o tema transversal, consumo, através da apresentação de diversos textos. Os objetivos específicos foram formular problemas através de diferentes tipos de textos; identificar o tema comum aos textos apresentados, analisar o subtexto proposto relacionando-o com suas realidades e incentivar a criatividade. Para que esses objetivos fossem alcançados, propôs-se a formulação de dez problemas matemáticos, em dez sessões diferenciadas, onde em cada uma delas foi apresentado diferentes tipos de texto aos alunos. Na décima primeira sessão foi proposto que os alunos respondessem um questionário composto por quatro questões com a finalidade que estes relatassem o subtexto (tema implícito) e comum a todos os textos apresentados anteriormente. Os resultados obtidos nessa pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Braz do Rêgo, nos mostram que os alunos iniciaram o processo de desenvolvimento da criatividade vinculando a Matemática ao cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleFormulação de problemas matemáticos sobre consumopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Matias da Silva 1.pdfJoelma Matias da Silva Parte 11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Joelma Matias da Silva 2.pdfJoelma Matias da Silva Parte 21.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.