Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6860
Título: Aplicação do processo fotocatalítico heterogêneo em águas eutrofizadas na remoção de Microcystis Aeruginosa
Autor(es): Barbosa, Lindberg Galdino
Palavras-chave: Tratamento de água
Microcystis Aeruginosa
Fotocatálise heterogênea
Eliminação de contaminantes
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: As aplicações de tecnologias inovadoras, simples, sustentáveis e de baixo custo, podem ser uma solução alternativa para o tratamento de água destinada ao consumo humano, na redução ou eliminação de contaminantes. Este trabalho teve como objetivo; avaliar o Processo Oxidativo Avançado (POA), através da fotocatálise heterogênea em água eutrofizada, na remoção de Microcystis aeruginosa com radiação UV artificial, utilizando Dióxido de Titânio (TiO 2 ) como catalisador; avaliar parâmetros físico-químicos e o desempenho de um reator tipo cilíndrico parabólico - PTR. As analises foram realizadas através de um reator do tipo PTR e fotocatálise com radiação artificial, em escala de bancada, em regime de batelada. Para realização dos ensaios foi utilizada água proveniente do sistema de abastecimento, na qual foi preparada com adição de células de Microcystis aeruginosa. Apresentando-se como fatores, tempo e pH. Cada fator teve dois níveis: tempo de 2 e 4h, e pH de 6,0 e 9,0. Foram 4 experimentos realizados em triplicata. Todos os tratamentos se mostraram eficientes, mas o tratamento 3, realizado com 2 horas e pH 9, foi o melhor, devido a eficiência na remoção de DQO, clorofila “a” e células de Microcystis aeruginosa. O estudo foi importante, uma vez que determinou o melhor tempo de exposição a radiação e melhor valor de pH. É importante realizar novos estudos que permitam definir melhor o uso de fotocatálise heterogênea em águas eutrofizadas na eliminação de contaminantes, para que esta não ofereça risco à saúde e suas concentrações não ultrapassem os limites (VMP) estabelecidos por lei.
Descrição: BARBOSA, L. G. Aplicação do processo fotocatalítico heterogêneo em águas eutrofizadas na remoção de Microcystis Aeruginosa. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6860
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindberg Galdino Barbosa.pdfLindberg Galdino Barbosa1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.