Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6864
Título: Prevalência de overtraining em professores de ginástica credenciados ao sistema Body Systems
Autor(es): França, Thales Raiff Bezerra de
Palavras-chave: Professor de ginástica
Treinamento físico
Overtraining
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de sintomas do overtraining em professores de ginástica credenciados ao sistema Body Systems na cidade de Campina Grande-PB. Buscou-se conhecer também os sintomas percebidos, abordados em categorias de rendimento no trabalho, fisiológica, psicológica, social, alimentar e de risco de infecção, descrevendo ainda o perfil de trabalho destes professores. A pesquisa foi do tipo transversal, descritiva, exploratória de natureza quantiqualitativa. A amostra foi composta por 8 professores de academias licenciadas pelo Sistema e que atuam no Sistema há mais de um ano. Foi utilizado o Questionário de Sintomas Clínicos do Overtraining (BRUN, 2003), onde apresenta uma categorização de rendimento no trabalho, fisiológica, psicológica, social, alimentar e de risco de infecção. Além de informações sobre o perfil sociodemográfico e de trabalho dos professores. A coleta de dados foi realizada no próprio ambiente de trabalho dos professores, de forma individualizada, sendo o questionário auto preenchido pelos professores. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, com a utilização do Programa SPSS, versão 20.0. Os resultados apontam que 87,5% dos participantes afirmam que o tempo de recuperação pós treino é insuficiente, aliado com 62,5% destes participantes que afirmam que se cansam fácil mediante a carga de estresse, o que define a síndrome do overtraining como o um desequilíbrio entre a carga de estresse imposta e o tempo insuficiente de recuperação, além da queda de rendimento que atinge a 62,5% dos participantes desta pesquisa. Pode-se concluir que os professores de ginástica do sistema Body Systems de Campina Grande-PB apresentam sintomas de overtraining nas categorias: rendimento, fisiológica, psicológica, social, alimentar e de risco de infecção, ocasionado por uma carga horária diária elevada, considerando que os professores além de ministrarem as aulas às executam em sua totalidade, caracterizando o trabalho como um excesso de treinamento, tendo a prevalência de 87,5% dos participantes com a presença da síndrome.
Descrição: FRANÇA, T. R. B. de. Prevalência de overtraining em professores de ginástica credenciados ao sistema Body Systems. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6864
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales Raiff Bezerra de França.pdfThales Raiff Bezerra de França889.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.