Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Priscila Pereira Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T12:55:45Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T12:55:45Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/686 | - |
dc.description | RAMOS, P. P. S. Uma investigação da resolução de problemas como proposta metodológica para a sala de aula no Ensino Médio. 2011. 46f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Percebemos, ao longo da história, que os problemas sempre fizeram parte do ensino da Matemática. Isto é observado em vários achados arqueológicos. No entanto, a Metodologia Resolução de Problemas é algo recente pois, normalmente os problemas são apresentados na sala de aula mais como exercícios para a fixação de determinado conteúdo. Os problemas fechados são aplicados logo após um conteúdo e por isso não exigem muita interpretação e estratégias especiais para resolvê-los, visto que apenas é necessária a aplicação das fórmulas ou informações vistas na aula. A Metodologia Resolução de Problemas se identifica com os problemas abertos, ou seja, aqueles que não têm vínculo com conteúdos anteriores, e que exigem interpretação, raciocínio e estratégias de resolução. O objetivo geral dessa pesquisa é Investigar a resolução de problemas como proposta metodológica para as aulas de Matemática, visando uma melhor aprendizagem, pelos alunos, dos conteúdos matemáticos ensinados no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram: Pesquisar sobre resolução de problemas para introdução de conteúdos matemáticos em sala de aula; utilizar problemas que sejam ligados ao cotidiano do aluno; Investigar, através dos problemas propostos, se o aluno percebe que nem todos os problemas matemáticos têm aplicação imediata na vida, mas que têm grande importância para o ensino da Matemática; propor problemas matemáticos cuja solução pode ser encontrada através de vários modos; utilizar os conteúdos como ferramenta que facilita a resolução dos problemas que foram propostos; Investigar, através dos problemas propostos, que muitos problemas não têm solução; Compreender como um professor de Matemática concebe a resolução de problemas; Compreender as concepções dos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio sobre a Matemática e o ensino desta disciplina. Para atingir todos esses objetivos, desenvolvemos esta pesquisa em uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras - PB entre maio e junho de 2011. Os resultados mostram que ainda existe um longo caminho a percorrer até que se consiga trabalhar a Resolução de Problemas como uma metodologia e que se for aplicada, bons resultados trará no processo de aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | “Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Uma investigação da resolução de problemas como proposta metodológica para a sala de aula no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Priscila Pereira Sousa Ramos.pdf | Priscila Pereira Sousa Ramos | 930.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.