Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6887
Título: Uma investigação da divulgação científica e o tema meio ambiente
Autor(es): Paulino, José Leonardo
Palavras-chave: Jornalismo científico
Divulgação científica
Meio ambiente
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: Nos dias de hoje, a temática ambiental, em particular, a preservação do meio ambiente, é uma questão social mundial. Precisa ser debatida, difundida de maneira multidisciplinar em todos os continentes, países, povos e faixas etárias. Por isso, nossa proposta foi investigar a divulgação cientifica da temática do meio ambiente por parte de mídias como um jornal de circulação local e a TV-Escola. Quanto à escolha da abordagem para a realização do nosso estudo, fomos cogitando numa metodologia que facilitasse nossa busca e concomitantemente nos desse uma base de sustentação para nossa análise e reflexão dos dados. Diante disso, nossa pesquisa caracteriza-se primeiramente como qualitativa, e a abordagem metodológica é o estudo de caso, pois, aborda um contexto específico. No caso do jornal de circulação local foi possível ter uma ideia da importância que as mídias têm dado as questões ambientais, vimos que mais da metade dos jornais verificados possuíam temas referentes ao meio ambiente, abordando principalmente a questão da estiagem e os problemas que ela acarreta. Já quanto a TV-Escola a maior parte dos vídeos abordaram o tema desenvolvimento sustentável.
Descrição: PAULINO, J. L. Uma investigação da divulgação científica e o tema meio ambiente. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6887
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Leonardo Paulino.pdfJosé Leonardo Paulino334.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.