Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6888
Título: Incidência de dores e incômodos lombares dos motociclistas da ROTAM da Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Santos, Halisson Cleiton Batista dos
Palavras-chave: Lombalgia
Polícia Militar
Educação Física
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: Este estudo buscou identificar a incidência de dores lombares e desconfortos em motociclistas da ROTAM. A ROTAM é um grupamento da Policia Militar do Estado da Paraíba criado para ter maior agilidade nas ocorrências e oferecer pronta e rápida resposta aos crimes, a postura dinâmica adotada pelo profissional motopatrulheiro durante a exaustiva jornada de trabalho associada a fatores como, exigência, longa jornada do trabalho de 12 horas, tempo nesta função profissional e sobrecarga aplicada pelo peso dos equipamentos e armas utilizadas pela policia militar, podem ocasionar incômodos físicos como dores musculoesqueléticas na região da coluna lombar.Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. com uma amostra de 26 Policiais Militares no município de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado, com variáveis relacionadas ao perfil do entrevistado, o processo de trabalho e a análise da presença de quadro álgico na coluna vertebral.Todos os participantes eram do sexo masculino,com média de idade entre 25 e 45 anos.Em sua maioria possuíam tempo de profissão de 3 a 9 anos ,tendo uma carga de trabalho de 14 horas. Foi constatado que os participantes, assumiam posturas inadequadas na pilotagem das motos e prevalência de dores na região lombar. Verificou-se a concordância com a literatura relacionada. Os resultados sugerem a necessidade de um programa de exercícios físicos que inclua fortalecimento dos músculos do tronco e flexibilidade.
Descrição: SANTOS, H. C. B. dos. Incidência de dores e incômodos lombares dos motociclistas da ROTAM da Polícia Militar da Paraíba. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6888
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Halisson Cleiton Batista dos Santos.pdfHalisson Cleiton Batista dos Santos706.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.