Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Alcileide da | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T13:01:33Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T13:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/690 | - |
dc.description | SILVA, M. A. da. Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem a intenção de contribuir para os estudos relacionados ao ensino da matemática e mais especificamente com o ensino de trigonometria realizado no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB objetivando analisar os métodos utilizados no ensino de trigonometria no 2º ano do ensino médio, verificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e o nível de aprendizagem adquirido pelos alunos. O trabalho partiu de uma revisão bibliográfica, tratando inicialmente da história da matemática, e na seqüência faz-se também um levantamento sobre a origem e evolução da trigonometria ao longo do tempo. Finalmente, foi feito uma análise quantitativa e qualitativa sobre o ensino de trigonometria, através de um questionário aplicado a trinta e três alunos da escola acima citada, contendo vinte questões relacionadas ao ensino de trigonometria e também questões que exigem um conhecimento básico de geometria. Através da pesquisa observou-se que o ensino de trigonometria é ainda muito falho, baseada em métodos tradicionais e sem contextualização. Os alunos que fizeram parte da amostra apresentaram muitas dificuldades em relação ao assunto, demonstrando que a metodologia utilizada não é eficiente, necessitando, portanto de reformulações, para que os conteúdos tenham significados para o cotidiano dos alunos, garantindo dessa forma um conhecimento eficaz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fernando Luiz Tavares da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Alcileide da Silva.pdf | Maria Alcileide da Silva | 993.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.