Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/692
Título: Criação da avifauna silvestre no município de Santana dos Garrotes – PB, Brasil
Autor(es): Leite, Railson Cidennys Lourenço
Palavras-chave: Aves
Criação de aves
Avifauna
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Ao longo dos milênios os humanos têm explorado as espécies de aves para inúmeros propósitos, incluindo desde o tradicional uso como alimento, utilização de partes variadas para utilização como adornos e elementos decorativos, roupas e também na medicina tradicional. Dentre estes usos, uma das causas do declínio populacional de muitas espécies de aves é a manutenção de aves silvestres em cativeiro, prática que remonta milhares de anos entre pessoas diferentes culturas. No Brasil, é comum o hábito de se manter aves em cativeiro, especialmente as espécies de gaiola. Apesar disto, o semiárido nordestino ainda constitui a região onde é mais escasso o conhecimento sobre a sua biodiversidade, incluindo a avifauna. Neste contexto, o presente trabalho teve como finalidade obter informações sobre as espécies de aves silvestres que são criadas como animais de estimação na região semiárida do Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil e avaliar implicações conservacionistas desse tipo de uso da avifauna. Os dados foram coletados no período entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foram amostradas oportunisticamente 78 residências no município de Santana dos Garrotes, dos quais um indivíduo por residência foi entrevistado. Em tais residências também foram registradas as aves silvestres mantidas em cativeiro e os usos que os moradores locais fazem dessa avifauna. A eficiência do esforço amostral foi avaliada com o estimador Chao2 usando o software EstimateS© e, então, gerou-se uma curva de acumulação de espécies. Foram contabilizados 521 espécimes de aves mantidas em cativeiro, pertencentes a 40 espécies, 29 gêneros e 13 famílias. De acordo com os dados obtidos, pode-se considerar a eficiência amostral como sendo extremamente suficiente, uma vez que se registrou a utilização de 97,6% (n = 40) do total de espécies que seria estimado para serem utilizadas na área. Apesar das notórias implicações legais, e das eventuais apreensões de aves e prisões de pessoas que criam ou comercializam aves na região pesquisada, essas atividades persistem e se desenvolve num contexto socioeconômico e cultural em que a atual legislação é reconhecidamente incapaz de impedir o comércio. Deste modo, além de um maior rigor na fiscalização desta atividade e medidas adicionais de regulamentação, faz-se necessária a implantação de programas de divulgação e educação acerca das consequências ambientais que o comércio desses animais promove.
Descrição: LEITE, R. C. L. Criação da avifauna silvestre no município de Santana dos Garrotes – PB, Brasil. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/692
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railson Cidennys Lourenço Leite.pdfRailson Cidennys Lourenço Leite1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.