Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/694
Título: Variação espaço-temporal de Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) (Atheriniformes: Atherinopsidae) no estuário do rio Mamanguape, PB, Brasil
Autor(es): Dantas, Renato Pereira
Palavras-chave: Peixes
Atherinella brasiliensis
Rio Mamanguape
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O peixe-rei, Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824), é um dos principais representantes da família Atherinopsidae, e ocupa um papel importante nos ambientes estuarinos. O presente trabalho visou avaliar a distribuição e a abundância de A. brasiliensis localizados ao longo de um gradiente estrutural (praias expostas, praias protegidas e canais de mangue – Camboas) no estuário do rio Mamanguape, PB. As coletas foram realizadas em seis pontos amostrais entre Janeiro e Junho de 2011, utilizando-se de uma rede de arrasto com 8 metros de comprimento por 1,2 de altura, malha de 5 mm na parte central e 8 mm nas asas. A unidade amostral foi padronizada com cinco réplicas aleatórias em cada ponto amostral, objetivando-se capturar os indivíduos juvenis que utilizam essa área como local de recrutamento. Em cada ponto amostral foram tomadas as variáveis ambientais de temperatura, salinidade, transparência, e profundidade, para posteriormente ser correlacionada com a abundância da espécie. Um total de 864 indivíduos foram capturados, sendo observadas as maiores CPUE’s e biomassa nos pontos amostrais mais protegidos localizados no interior do estuário. Temporalmente as maiores CPUE’s e biomassas foram registradas no início do período chuvoso. Tais diferenças espaciais e temporais foram significativas pela analise de variância (ANOVA). Através da análise das classes de tamanho foram observados indivíduos jovens durante todos os meses, indicativo de que o recrutamento ocorre durante todo o período estudado, sugerindo um amplo período reprodutivo e desova parcelada. Por meio desse estudo ratificou-se que tal espécie desempenha um papel fundamental na manutenção das cadeias tróficas, como predador de um vasto número de invertebrados e como um recurso para vários predadores, portanto atuando como um elo que conecta a base da cadeia alimentar com o topo, ajudando a sustentar a teia trófica.
Descrição: DANTAS, R. P. Variação espaço-temporal de Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) (Atheriniformes: Atherinopsidae) no estuário do rio Mamanguape, PB, Brasil. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/694
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Pereira Dantas.pdfRenato Pereira Dantas1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.