Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6952
Título: Diagnóstico ambiental da exploração do granito como rocha ornamental
Autor(es): Barreto, Marta Luciana Cassimiro do Nascimento
Palavras-chave: Mineração
Impacto ambiental
Recursos naturais - extração
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: Esta pesquisa faz referência a um diagnóstico ambiental sobre a exploração do granito como rocha ornamental, no Sítio Peão município de Casserengue/PB, localizado na Microrregião do Curimataú Oriental paraibano. Estes impactos vêm ocorrendo a muitos anos de forma irregular e consiste em diversos problemas que afligem a região como um todo, tornando imensas cicatrizes no meio ambiente favorecendo um grande desafio a recuperação ambiental. Diante do exposto, analisar os processos e impactos ambientais ocasionados pela extração do granito na região de Casserengue, consiste no objetivo geral deste trabalho. Conhecer os impactos ambientais e exploração mineral da região; avaliar os problemas de saúde para com os habitantes locais e trabalhadores das minas; verificar a existência de entidades envolvidas no combate aos impactos ambientais da região e referenciar a área pela exploração mineral consistem nos objetivos específicos dessa pesquisa. Como se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso foi utilizados os métodos de BÊRNI (2002); MARTINS (1992) e YIN (2001), apud. SOUZA (2011). Para melhor obtenção dos dados coletados, foi elaborado um questionário de 10 (dez) perguntas, aplicado a 20 (vinte) trabalhadores da mineradora onde foram analisados as condições de trabalho, saúde, remuneração e os problemas ambientais ocasionados pela mesma. Os resultados mostraram que, 5% auxiliar de máquinas, 1% auxiliar em de mecânico, 5% canteiro, 2% carregador de produção, 50% marteleteiro, 1%, mecânico, 5% motorista, 30% operador de máquinas e 1% soldado, função na área. 1% respondeu 11 anos; 1% 09 anos; 2% 8 anos; 80% 05 anos; 10% 04 anos; 1% 1 ano meio de serviço prestado ao setor da mineração. Sobre os problemas de saúde, a grande maioria, ou seja, 90% responderam que não têm o que reclamar, enquanto que apenas 10% afirmaram que sentem dor de cabeça, tosse e estresse. Mostraram ainda através das imagens que a área se encontra com um grau significativo de degradação ocasionado pela exploração de minério no entorno das minas. Concluindo, a pesquisa foi de grande - importância para a região.
Descrição: BARRETO, Marta Luciana Cassimiro do Nascimento. Diagnóstico ambiental da exploração do granito como rocha ornamental. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6952
ISSN: CDD 549
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Luciana Cassimiro do Nascimento Barreto.pdfPDF - Marta Luciana Cassimiro do Nascimento Barreto1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.