Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6957
Título: Problema habitacional em Campina Grande-PB: estudo sobre o destino dado aos moradores da Favela do Papelão
Autor(es): Cunha, Maria Aparecida da Silva
Palavras-chave: Política pública
Habitação
Problemas habitacionais
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: O texto aqui apresentado trata das questões habitacionais relativas às favelas e ocupações irregulares do Município de Campina Grande/PB, mais especificamente em relação a uma comunidade que ficou conhecida como Favela do Papelão. Buscou-se analisar as soluções e destinos dados às famílias que ocupavam esse aglomerado subnormal (favela), abordando os principais problemas socioambientais e econômicos decorrentes desse processo. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para fundamentar o trabalho, bem como a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foram feitas entrevistas com as famílias que foram removidas para o Residencial Major Veneziano e com os moradores que ainda permanecem ocupando a Favela do Papelão. Em seguida realizou-se uma reprodução por escrito do grupo focal e das entrevistas, em seguida efetuou-se uma leitura pormenorizada do material resultante da transcrição, buscando-se consultar o áudio novamente ao menor sinal de dúvidas. Em relação à técnica de análise direta do discurso, utilizou-se a interpretação das narrativas para tratamento dos dados coletados. Concluiu-se que o remanejamento dos moradores da Ocupação do Papelão para o Residencial Major Veneziano foi uma medida que gerou muitos impactos positivos. Porém, essa política pública não foi capaz de atender a todos os moradores da Ocupação do Papelão. Além disso, percebeu-se que não houve uma triagem adequada, já que muitas famílias que foram contempladas com os apartamentos, não têm condições financeiras de assumir as despesas do condomínio.
Descrição: CUNHA, Maria Aparecida da Silva. Problema habitacional em Campina Grande-PB: estudo sobre o destino dado aos moradores da Favela do Papelão. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6957
ISSN: CDD 363.5
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida da Silva Cunha.pdfPDF - Maria Aparecida da Silva Cunha640.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.