Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6962
Título: Avaliação da produção do girassol em sistema solteiro e consorciado em função dos níveis de água disponíveis no solo
Autor(es): Silva, Maria Nayane da
Palavras-chave: Hellianthus Annuus L.
Irrigação
Sistema de Cultivo
Data do documento: 2-Mar-2015
Resumo: Objetivou-se neste experimento avaliar o comportamento produtivo do girassol, em sistema solteiro e consorciado com feijão e milho em relação aos níveis de reposição de água. O experimento foi desenvolvido, adotando o delineamento estatístico em blocos casualizados com três repetições, no esquema fatorial 4 x 7, constituído por quatro níveis de água disponível no solo (60%, 80%,100% e 120%), calculada em função do conteúdo de água no solo através de medições feitas por sondas de TDR, em três intervalos de profundidade: 0-10; 10-20; 20-30, e sete sistemas de cultivo (girassol; feijão comum; milho; girassol + feijão comum; girassol + milho; feijão comum + girassol; milho + girassol), totalizando 28 tratamentos com três repetições, perfazendo 84 plantas experimentais com área de 8,4 m2. As variáveis analisadas foram: massa do capítulo (MC), massa de sementes (MS), diâmetro interno do capítulo (DIC), diâmetro externo do capítulo (DEC), número de sementes por planta (NS) e produtividade, quando submetido ao cultivo solteiro e consorciado em função dos níveis de água no solo. Pode-se concluir que a produção do girassol foi afetado pelo sistema consorciado (Girassol + milho) e (Girassol + Feijão) em comparação ao cultivo solteiro. Em geral, o aumento do conteúdo de água no solo acima de 90% afetou o crescimento do girassol, feijão e milho, independentemente do sistema adotado, em virtude da precipitação de 616 mm ocorrido durante a condução do experimento.
Descrição: SILVA, M. N. Avaliação da produção do girassol em sistema solteiro e consorciado em função dos níveis de água disponíveis no solo. . 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6962
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Nayane da Silva.pdf747.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.