Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/698
Título: Uso da fauna na medicina popular no município de Alagoa Nova- PB
Autor(es): Melo, Maria de Fátima
Palavras-chave: Medicina popular
Zooterapia
Biodiversidade
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral documentar e avaliar o uso de animais medicinais no Município de Alagoa Nova - PB. A partir de visitas domiciliares aos moradores de comunidades rurais e da zona urbana. A amostra foi composta por populações humanas que fazem uso de animais medicinais atendidos por agentes de saúde da cidade de Alagoa Nova, os quais auxiliaram na aplicação dos questionários. Foram entrevistados 300 usuários de animais medicinais que se dispuserem a contribuir com a pesquisa. Para obtenção das informações foi utilizado um conjunto de dados qualitativos e quantitativos. Qualitativamente destacam-se as entrevistas semiestruturadas, as conversas livres e informais, quanto aos dados quantitativos foram analizados por meio do cálculo do Valor de Uso (VU) e pelo fator de consenso dos informantes (FCI). Os dados alcançados foram analisados por meio de uma abordagem emicista /eticista, por ela os conhecimentos tradicionais foram comparados com aqueles correspondentes e /ou correlacionados na literatura cientifíca. Foram entrtevistados 57 homens e 243 mulheres cuja idades variaram de 20 a 89 anos. Os resultados obtidos mostraram que o conhecimento local sobre o uso de animais medicinais é uma alternativa terapêutica tradicionalmente usada fazendo com que a transmissão do conhecimento seja repassado através de diferentes gerações. 42 animais são utilizados como zooterapêuticos no município estudado sendo que o maior numero de espécies pertence aos mamíferos (14) seguido por insetos (8), aves (7) e répteis (7). As principais espécies citadas foram: o carneiro Ovis aries, Linnaeus, 1758 (n=190, VU=0,37), abelha uruçu Melipona scutellaris Latreille,1811(n=261, VU=0,13), galinha Gallus domesticus, Linnaeus 1758 (n=206, VU=0,31) e o tejuaçu Tupinambis merinae ,Duméril & Bibron,1839(n=253, VU=0,16).Alguns animais usados como zooterápicos estão também associados a crenças populares “simpatias” e 12 são também usados para propósitos alimentares . O produto extraído desses animais revela um elevado número de usuários da “banha”, que pode ser adquirida de um total de 14 espécies animais. 49 diferentes enfermidades são tratadas com animais medicinais, sendo que as doenças mais citadas tratadas com recursos zooterápicos foram: asma, reumatismo e dor de garganta. Os impactos sobre a biodiversidade que a captura de espécies para fins medicinais provoca foi vista de menor expressão, quando comparado com a degradação de habitats e captura dos animais para outros propósitos.
Descrição: MELO, M. de F. Uso da fauna na medicina popular no município de Alagoa Nova- PB. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/698
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Melo.pdfMaria de Fátima Melo1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Maria de Fátima Melo 2.pdfMaria de Fátima Melo Parte 21.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Maria de Fátima Melo 3.pdfMaria de Fátima Melo Parte 3359.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.